Voltar a Pagina Principal - www.HAPKIDO.com.br
 
 
Reconhecido em toda Coréia como um dos maiores artistas marciais de seu país, mestre Myung Jae Nam foi um exemplo de prática e desenvolvimento.
Oriundo das primeiras turmas de faixas pretas de Hapkido, mestre Myung, no final dos anos 60, em Inchon, Coréia do Sul, entrou em contato com um oficial japonês e praticante de Aikido, chamado Harada, onde suas idéias sobre os movimentos circulares começariam a influenciar sua prática através de constantes inter câmbios com representantes da arte japonesa.
Mestre Myung presidiu no final dos anos 60 e início dos anos 70 a HANKUKHAPKIHÊ (KOREA HAPKI ASSOCIATION), uma das três federações
da época que juntamente com a TEHANHAPKIDOHYUBHÊ ( KOREA HAPKIDO ASSOCIATION ), presidida por JI Han Jae e HANKUKHAPKIDOHYUBHÊ (KOREAN HAPKIDO ASSOCIATION ), liderada por Kim Moo Wong , as federações que reconheciam os faixas pretas formados na época , além de ser o representante da International Aikido Federation na Coréia.
Mais tarde, em 1984 fundaria a KUKJÊIONME, INTERNATIONAL HAPKIDO FEDERATION, e daria início a uma série de viagens pela Europa, com destaque para a Holanda, onde até hoje seu sistema é desenvolvido com muita qualidade, sob a supervisão de seu principal aluno Ko Baek Yon.
Em 1990, a federação internacional organiza o primeiro evento internacional de Hapkido, convidando todos os mestres e respectivos alunos de todos países para o evento, onde o Brasil teve 10 representantes.
Na visão de Mestre Myung o HKD foi sintetizado em 12 golpes básicos, que além do treinamento normal de duplas, foram criadas técnicas para treinamento individual, elementos até então inexistentes no HKD.
As técnicas foram denominadas Ho Shin Batki ( recepção, aspecto yin ) e Hwang Sang Do Pop ( execução, yang ).
Com a estruturação do sistema e seu consequente desenvolvimento Mestre Myung passa a chamar seu Hapkido "moderno" de Hankido. Nome oficial nos dias de hoje.
Nos anos 90 também é desenvolvido o Hankumdo, sistema de espada, baseado no alfabeto coreano.
A INTERNATIONAL H.K.D.FEDERATION é uma federação com grande número
de filiados no exterior e também a única na Coréia com área de treinamento própria e alojamento para visitantes.
Mestre Myung faleceu em agosto de 1999 deixando a cargo de um de seus filhos e demais mestres, a missão de continuar desenvolvendo o HANKIDO.
 
Mestre Myung e Miele - Yong In - Sede da Federação 1994
 

Túmulo de Mestre Myong na Sede da IHKD Federation
Cidade de Yong Ing - Coréia do Sul

 Instituto Brasileiro de HAPKIDO